Sobrevivendo ao Fim de Ano com um bebê

Comida? Viagens? Mudanças na rotina? Festinhas familiares? Calma, a gente te ajuda!

357

Chega o fim de ano e com ele aquela enxurrada de acontecimentos sociais. São festinhas na escola, confraternizações sem fim, Menu especial para a época e muitas novidades na vida de um bebê e criança pequena. Mas como sobreviver a isso tudo, não se excluir da vida social e nem deixar o bebê estressado?
Esse é o grande dilema da vida materna e como tudo na vida, não tem uma receita pronta, mas temos algumas dicas que podem te ajudar a passar por esse momento de forma menos caótica.
O bebê absorve tudo o que vê e ouve, e o clima das festas de fim de ano vai encantá-lo, isso quer dizer que você pode começar alguma tradição especial para essa época do ano – enfeitar uma árvore de Natal, acender velas, vestir branco, etc. Pense nas coisas que gostava de fazer quando era criança e reedite-as, ou então invente suas próprias tradições.
Quem tem criança normalmente já opta por comemorações mais intimistas no fim de ano. Se este vai ser o cenário do seu réveillon, conheça algumas formas engraçadas e originais para incluir os pequenos na comemoração e mantê-los acordados até o fim das comemorações.
Crianças ao trabalho!
Se tem que preparar tudo, desde a decoração da casa, à recepção dos convidados, chame os pequenos ajudantes para o serviço! As crianças adoram pôr a mesa, ajudar na cozinha, fazer marcadores de lugar… basta pedir!
Decore a casa pensando neles
Se a festa é de toda a família, a decoração de fim de ano não deve excluir os mais novos. Nessas horas precisamos usar a criatividade. Reutilize alguns enfeites de Natal ou até mesmo o que usou nos aniversários das crianças e faça uma decoração festiva especialmente para que elas possam brindar as ceias em grande estilo. Se vão estar várias crianças em casa, reserve uma parte da sala exclusivamente para elas e crie um ambiente ‘em miniatura’ para que eles sintam que estão participando das tradições dos adultos.
Um brinde às crianças!
O ponto alto do réveillon é, sem dúvida, o brinde da meia-noite e as crianças vão adorar participar desse momento. Seja com um suco especial ou água, não se esqueça de garantir algumas taças de plástico para que a criançada possa brindar como gente grande!
Menu Especial
Na Ceia de Fim de Ano são feitos alguns pratos especiais que a criança não está acostumada a comer. Em casa, é fácil manter uma segunda opção preparada para o caso da criança não querer as comidas tradicionais, mas quando a comemoração é fora de casa, vale mesmo alimentar o pequeno antes de sair e levar algumas frutas, lanchinhos para o fim de noite e até mesmo uma marmitinha! E, se não gostarem de passas, pense em alternativas como uvas, framboesas, mirtilos…
Sair de casa? Porque não?!
Não querem ficar em casa a noite toda? Então vistam-se a rigor e procurem uma festa de rua mais pacata que permita levar os miúdos sem que estes se percam no meio da confusão. Estacionem por perto e, no caso dos bebês, é sempre uma boa ideia levar o carrinho.
Feliz Ano Novo… divirtam-se!
Em casa ou fora dela, com família e bons amigos, comida deliciosa, alguns brindes, jogos, brinquedos, filmes e diversão, está reunida a fórmula de sucesso para manter as suas crianças despertas e participativas na noite de passagem de ano. Afinal, trata-se de uma noite especial para todos. Se tem tradições fortes de réveillon na família, não exclua os pequenos desses rituais. Se a noite for de brincadeira e muita imaginação, a criança irá recordar para sempre as comemorações passadas na companhia dos pais.