O tal do Primeiro Trimestre

Especialista fala sobre os cuidados e exercícios para manter na primeira fase da gestação

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Por Mariana Neves

Olá, quero saber quem já iniciou o programa de exercícios com as dicas da semana passada! Nada de ficarem paradas e deitadas no sofá porque estão grávidas, hein! Vamos superar o enjoo fazendo exercícios!

Como prometido, iniciaremos a trabalhar cada trimestre, pois é assim que a gestação e definida: 3 trimestres,  e cada período com a sua particularidade e cuidados.

Vamos falar sobre o Primeiro Trimestre:

Algumas pessoas tem dúvidas sobre se exercitar ou não nesse período, devido ao não fechamento completo do colo do útero. O indicado para algumas mulheres é o repouso,  pois podem fazer parte de um grupo de risco (hipertensa, diabética,  já ter tido abortos espontâneos anteriormente…) sendo assim, o exercício deve ficar um pouco mais pra frente. Mas para aquelas que já tem a liberação do médico,  que nunca tiveram nenhum problema gestacional anterior, que são ativas (mesmo que pouco),  podem iniciar um programa de exercícios já!

Ao se exercitar desde o início da Gestação,  a mulher só tem benefícios,  entre eles: melhora da tonicidade muscular (evita aumento de peso, e controla os níveis de elastina no corpo evitando as indesejáveis estrias), aumenta a resistência no trabalho de parto, e o melhor é que promove o bem-estar (Através da liberação da serotonina) quando a mulher se sente um pouco prostrada por enjoo e/ou sono.

Aquela que vai se matricular na academia e calçar um bom tênis, deve conversar com o medico obstetra e com o treinador, e seguir estritamente o que é recomendado. Eu sempre início às minhas meninas com caminhada, alguns exercícios de pernas e braços que não haja compressão abdominal e pélvica. Deve-se evitar temporariamente exercícios com  muita amplitude articular na região da pélvis,  como por exemplo cadeira adutora (aquela em que as pernas ficam bem abertas e devemos fazer força para fechá-la) e exercícios de agachamento (O que acontece com o agachamento é  a força para “levantar-se”, que acaba focando na região de glúteos e abdômen), entre alguns outros.

Durante o exercício nunca esqueça da garrafinha de água,  pois a ingestão dela deve aumentar consideravelmente, afinal agora tem um serzinho ai dentro precisando de hidratação também!

Nos vemos na próxima semana falando sobre o Segundo Trimestre! 

 Caso tenham alguma dúvida,  podem entrar em contato que farei o possível para saná-la!

Uma linda semana para todas!

Mil Beijinhos da Mari.