Estou grávida, e agora? Posso continuar na academia?

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Por Mariana Neves

Descobriu que está grávida, lembrou daquela conhecida que engordou na gestação e não conseguiu emagrecer, bate aquele desespero! Não fique assim! Exceto que você tenha alguma alteração, toda grávida pode e DEVE se exercitar SIM!

 

O principal motivo para se exercitar durante a gestação,  não apenas para evitar o ganho de peso exagerado, é a preparação para o parto! Ter a musculatura flexível e forte te ajuda a ter um parto menos dolorido,  e uma recuperação mais rápida! Claro que varia para cada mulher, afinal cada uma suporta melhor que a outra. Por exemplo: vamos pensar na nossa barriga tanquinho pré gestação (ou não,  né?!) que vai crescer, minha gente. Querendo ou não, ela vai ficar enorme, com isso os nossos lindos e definidos músculos abdominais serão afastados e separados uns dos outros,  afinal a criança não pode ficar assim tão espremida lá dentro. Agora vamos comparar mamães fitness e mamães com preguicinha: aquela que se exercitou terá uma recuperação muscular, ou seja, o músculo tende a voltar a forma inicial, mais rápido do que aquele que apenas relaxou, por ser um músculo mais forte e resistente enquanto o outro é mais flácido . Entenderam? Então quero ver quem vai querer levantar da cadeira e iniciar uma caminhada agora mesmo (ou quando sair do trabalho!)!!!

 

Agora vamos às dicas? Evitar impacto no primeiro trimestre é muitíssimo importante (falaremos sobre o primeiro trimestre na próxima semana, Ok?! Ou esse post ficará enorme!!!!), então recomendo iniciar seus exercícios com caminhadas leves, que tal uma volta na praça ou no quarteirão da sua casa, ou no Play do seu prédio? Para quem não pratica nenhum tipo de exercício de 15 a 20 minutos é o suficiente para iniciar, acrescente aos poucos 5 minutos a cada semana, conforme você for sentindo que está ficando fácil!  E para aquelas que já são acostumadas, vamos pegar leve na corrida e nos agachamentos só por enquanto,  OK?  Troque por uma caminhada um pouco mais intensa, será mais interessante e menos prejudicial!  Peça orientação ao seu médico e treinador, não invente exercícios,  é muito importante respeitar cada momento da Gestação! E lembre-se que você está se exercitando e não passeando! Portanto antes de iniciar seus exercícios coloque sua roupa de ginástica, calce um tênis confortável, pegue sua garrafinha de água (não podemos esquecer da hidratação) e vamos lá!

 

Boa caminhada para todas, nos vemos na próxima semana falando sobre o que evitar no primeiro trimestre!

 

Uma linda semana e até! 

 

 

Beijinhos da Mari!