Eita soninho bom!

Crianças que frequentam a creche precisam de um local tranquilo e confortável para dormir, repor as energias e voltar a brincar.

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Por: Joelma Jardim

O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica.

Quando uma criança adormece, é porque está realmente precisando. O hormônio somatotrópico, também conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o dia todo, mais ou menos a cada duas horas. Porém, é durante o sono mais profundo que ele é liberado em uma quantidade tão grande que estimula o desenvolvimento das células e a deposição de cartilagem nas regiões de crescimento.

A rotina muda com os de 4 e 5 anos. Como não querem perder um só minuto de brincadeira, eles resistem a esse hábito. Para que descansem assim mesmo, são convidados a fazer atividades mais tranquilas, como manusear livros e desenhar.

Que a quantidade de horas de sono afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes todo mundo sabe, mas especialistas em transtornos do sono revelaram esses dados numa recente pesquisa publicada na revista científica “Journal of Clinical Medicine”. Segundo as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), horas de sono adequadas beneficiam a atenção, o comportamento, a aprendizagem, o controle emocional e a memória, além de qualidade de vida mental e física.

Já o sono insuficiente nas crianças pode justamente trazer problemas de atenção, comportamento e aprendizagem. Também crescem os riscos de lesões, hipertensão, obesidade e depressão.
Sono demais também não é bem visto, explicam os estudiosos. Crianças e adolescentes que dormem mais do que o recomendado estão à mercê de efeitos como pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental. Por isso é importante manter a rotina do sono.

Crianças de 4 a 12 meses: devem dormir de 12 a 16 horas por dia. De 1 a 2 anos: de 11 a 12 horas por dia. As de 3 a 5 anos: devem dormir de 10 a 13 horas por dia. Crianças 6 a 12 anos: devem dormir de 9 a 12 horas por dia. Em todos os casos incluindo a soneca.