Como lavar e até quando devo passar as roupas do bebê?

136

Tem coisa mais linda do que aquele varalzinho cheio de roupinhas secando nos preparativos para a chegada do bebê? Depois dessa cena linda, que a gente sempre aproveita pra fotografar e registrar os últimos momentos de espera, é hora de encarar a temida dupla: tábua e ferro de passar.
E esse momento se repete por muitas e muitas e ainda mais vezes depois que o bebê chega, e passar aquelas mini roupinhas já acaba virando uma tarefa bem cansativa. Mas até quando será que é preciso passar as roupinhas das crianças?
Antes do primeiro uso é essencial que todas as roupinhas do recém-nascido sejam lavadas com sabão neutro ou de coco e passadas porque a pele do bebê é muito sensível. Qualquer tipo de resíduo ou sujeira deve ser eliminado, já que a imunidade no primeiro mês após o nascimento é diferente das outras fases da vida e devemos nos precaver de qualquer tipo de contaminação.
Além de serem evitados também produtos mais fortes como amaciantes, alvejantes e removedores de manchas.
O enxoval dos bebês deve ser todo passado a ferro, inclusive toalhas de banho e fraldas de pano. Isso porque o calor ajuda a eliminar as impurezas do tecido e minimizar possíveis alergias. É importante que este processo se repita em todas as lavagens até por volta dos 2 anos de idade, quando a criança já tem mais imunidade e está acostumada a lidar com maior diversidade de ambientes.
Os médicos também são unânimes ao afirmarem que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis irritações e alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.
No mais, ao ir às compras, vale ficar de olho no tecido e nos acessórios das roupas dos bebês, dando preferência para as peças feitas de algodão e com enfeites que não ofereçam perigo para as crianças.